O 23º Encontro de Jovens com Cristo ocorrerá nos dias 30 e 31 de Julho e tem por finalidade principal evangelizar, proporcionando ao jovem um encontro íntimo com Deus, criando-lhe um sentimento religioso, fraterno, e de comunhão com o próximo, procurando melhorar o seu relacionamento com a família, a sociedade, e, principalmente, com Cristo para que o jovem tenha Nele uma referência para guiar seus projetos, sua juventude, sua vida.
30
31
JULHO
&
18
ANOS
IDADE MÍNIMA
TEMA:
DE VOLTA AO PRIMEIRO AMOR!
No ano de 2022, o Grupo de Jovens Alabanza apresenta como tema do seu XXIII EJC (Encontro de Jovens com Cristo) a proposta aos jovens: “De volta ao primeiro amor”; e como lema “Nós amamos porque Ele nos amou primeiro” (I Jo 4, 19). O tema e o lema direcionam nosso olhar para o amor de Deus por cada um de nós, que se manifesta desde o início da criação, entretanto, por muitas das vezes é esquecido e menosprezado.
Jesus nos diz alegremente: “Conheço tuas obras, teu labor e tua perseverança, e sei que não podes suportar os malvados. És perseverante: sofreste por causa do meu nome e não perdeste a coragem” (Ap 2,1-7). Mas também, bondosamente, o Senhor nos chama a atenção: “Mas tenho contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste: arrepende-te e faze as obras de outrora” (Ap 2,1-7).
Reconheçamos, jovens, que muitas vezes nos encaixamos perfeitamente como destinatários desta mensagem escrita no livro do Apocalipse, conhecemos o Amor, sabemos como devemos agir, mas muitas vezes não perseveramos e acabamos caindo. Por isso o convite insistente de sempre voltarmos ao primeiro Amor.
E a Volta ao Primeiro Amor pode ser compreendida em duas dimensões: O Amor de Deus, e o Poder de Deus. Com o Amor de Deus temos a experiência do Deus Bom que desde a criação do mundo nos idealizou, sonhou o melhor para cada um de nós, Aquele que nos acolhe e que atende os nossos pedidos. Já a experiência do Poder de Deus nos remete ao Deus Misericordioso, só Ele tem o poder de nos perdoar, restaurar, de nos fazer inteiros novamente, tal como fez com o filho pródigo.
Por isso em todas as vezes que nos afastarmos, que cairmos, que não correspondermos aos desígnios de Deus, devemos lembrar que Deus é bom e que Deus é misericordioso. Ele nos ama e nós somos capazes de amar por intermédio das graças a nós concedidas.
Tenhamos o firme propósito de neste encontro apresentar a todos os encontristas o “caminho da volta”, não importa como a vida de cada um esteja, sempre é tempo de voltar ao primeiro e único amor! Jesus está batendo forte à porta. É preciso abri-la.
Por isso está escrito em Baruc: “Multiplicai vossos esforços para procura-Lo!” É urgente que voltemos ao primeiro amor. “Tendes dez vezes mais zelo em procura-Lo!” Não por obrigação, mas por amor! Porque Jesus é o Senhor e precisamos ser d’Ele. Porque estamos numa batalha, jovem. E, nessa batalha, eu escolho ser de Deus. E vocês?
I João 4, 19
LEMA:
"NÓS AMAMOS, PORQUE ELE NOS AMOU PRIMEIRO"
Local: Escola Álvaro de Castro Mattos
Endereço: Rua Eugenílio Ramos, 781 - Jardim da Penha, Vitória