top of page
Foto do escritorPastoral da Comunicação

O Ano Santo: Jubileu 2025

O Papa Francisco proclamou o Jubileu de 2025, o Ano Santo da Graça de Deus. Será um tempo especial para experimentar como a santidade de Deus nos transforma, nos renova e nos chama a uma vida mais plena.


O que é um jubileu?

O Jubileu é um tempo proclamado pelo Santo Padre, o Papa, para nos convidar a restabelecer a relação com Deus, com as pessoas ao nosso redor e com a criação. É também chamado de “Ano Santo”, um período único em que somos chamados a vivenciar de forma mais intensa a ação transformadora e santificante de Deus em nossas vidas.


O termo “jubileu” vem da palavra hebraica “yobel”, que era o chifre de carneiro utilizado para anunciar o início deste tempo especial. Originalmente, os jubileus aconteciam a cada 100 anos. Porém, devido à curta expectativa de vida naquela época, nem todos tinham a chance de participar. Foi em 1343 que o Papa Clemente VI reduziu o intervalo para 50 anos e, posteriormente, o Papa Paulo II ajustou para 25 anos, como ocorre hoje.


Além dos jubileus regulares, também existem os chamados jubileus extraordinários, como o de 2015, convocado pelo Papa Francisco, que foi o Ano Santo Extraordinário da Misericórdia.


Como será o Jubileu de 2025?

Ele terá início em 24 de dezembro de 2024, com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Essa porta, que normalmente permanece fechada, é um símbolo do caminho de reconciliação e renovação. Durante o Ano Santo, também serão abertas as Portas Santas das outras três Basílicas Papais de Roma: São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Fora dos Muros. A peregrinação a essas portas, acompanhada pela confissão, comunhão e oração pelas intenções do Papa, concede a indulgência plenária.


E aqui no Brasil?

Nas dioceses e arquidioceses do país, igrejas específicas serão designadas como metas de peregrinação. Os fiéis que visitarem essas igrejas, cumprindo as condições necessárias – arrependimento, confissão, comunhão e oração pelo Papa – também poderão obter a indulgência plenária.


Na área pastoral de vitória, as igrejas indicadas como metas de peregrinação são:

        •       A Catedral Metropolitana de Vitória, no Centro.

        •       A Basílica de Santo Antônio, no bairro Santo Antônio.

        •       A Paróquia São Francisco de Assis, em Jardim da Penha.



O Jubileu é um convite a mergulhar na graça e na misericórdia de Deus de maneira mais profunda e transformadora. Não deixe essa chance passar!

59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentar


bottom of page